sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

35 anos de história partido dos trabalhadores

Hoje (06) é comemorado 35 anos de um partido que surgiu da classe trabalhadora, chegou e continua no comando do Brasil. Um país que historicamente sofreu com duros golpes. A militância do partido dos trabalhadores, enfrentou desde o inicio calunias de uma direita raivosa, que jamais aceitou dialogar na busca de um governo popular. Em 2002, as mudanças nos rumos do país, começaram com a vitória expressiva do companheiro, Luiz Inácio Lula da Silva. Há começar pela cerimonia de posse, que atraiu uma multidão eufórica. Daí por diante, o Brasil ganhou credibilidade no mundo. O primeiro presidente Operário, eleito e reeleito conseguindo ainda alavancar e garantir a vitória da primeira presidente Mulher e também reeleita. Um partido que tornou-se o maior do Brasil, com uma militância bastante aguerrida, oriunda em sua maioria dos movimentos sociais (Sindicatos, Igreja, Estudantes...)
Conta ainda com organização em cada município do território nacional, e dispõe de quadros (pessoas) de amplo engajamento nas causas populares. A instância partidária exerci, de forma democrática a escolha de seus dirigentes e repeitando a proporcionalidade de cada representação.
A política é um espaço que precisa ser ocupado por pessoas de bem. Não podemos abrir mão para o oportunismo. Grandes são os desafios. #ReformaPolíticaJá!

Créditos/Foto: Divulgação

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

ATO PÚBLICO: DIRES EXTINTAS, SAÚDE DE LUTO!

Nessa sexta feira (06), acontecerá à 3ª manifestação pública, de repúdio pelo ato arbitrário do governo da Bahia. As16h, em frente da gráfica jatobá, na rua "da frente", Av.Getúlio Vargas/ Centro, Paulo Afonso - BA. Confira abaixo:

Carta à Comunidade

A lei estadual nº 13.204 de 11/12/2014 extinguiu todas as 31 DIRES do estado da Bahia, sem nenhuma discussão prévia com os servidores da saúde, a população e o Conselho Estadual de Saúde.
Eis algumas das nossas preocupações com a centralização da saúde de nossa região:

*Como ficará o controle das doenças de transmissão vetorial? E as ações da vigilância sanitária e epidemiológica?
*Quem conduzirá as investigações para conter o avanço no número de casos?
*Como acontecerá à distribuição de vacinas, imunobiológicos especiais, soros, medicação de alto custo (para doentes idosos, deficientes, crianças etc)? e de tuberculose, hanseníase, meningite, malária, esquistossomose e outros?

Reconhecemos como imprescindível para a população dos nove municípios da microrregião, a manutenção da representação da Secretaria Estadual de Saúde no nosso território do sertão baiano, já penalizado com o vazio assistencial existente há décadas com prejuízo para saúde da população.
Por considerar que o SUS é patrimônio do povo baiano e brasileiro, lutamos e defendemos uma saúde pública de qualidade para todos.

Não vamos desistir do SUS!
Participe você também dessa luta pela saúde. Diga não a extinção das DIRES.

Servidores Estaduais da 10ª DIRES

05 de fevereiro de 2015.
Créditos: Divulgação

DINHEIRO PÚBLICO INDO RALO ABAIXO X NÃO EXISTE OPoSIÇÃO

Muito se fala em recursos escaços nos cofres públicos municipais muito embora agentes públicos continuam promovendo farras e negligenciando serviços, por exemplo na saúde. Por baixo dos "panos" quem não gosta do que ver, sofre sanções que variam de suspensão a demissão. As pessoas estão amedrontadas com o sistema de "terror" administrativo em curso. Falta medicamentos, manutenção em veículos, remuneração abaixo do teto da categoria...
Um exemplo: profissionais de enfermagem formados recebendo salários equivalente a função de técnico em enfermagem. Uma bagunça generalizada, fruto da falta de planejamento no serviço público, um plano de carreira que possa assegurar o piso de cada categoria e promover os enquadramentos necessários, valorizando assim o servidor (a). Esse breve, resumo de fatos do cotidiano que não vou me aprofundar por conta de ter muita gente sendo vítima mais que não encontra apoio para gritar aos quatro cantos essa "farra" e desrespeito.
Tudo isso, para afirma que não existe oposição muda. A cidade vive tempos de subserviência aos poderes constituídos e as supostas inquietações giram em torno de seus próprios umbigos. Recentemente o parlamento municipal passou por mudança no comando e ouve um principio de confusão, mais em momento algum os interesses da coletividade foram postos em debate e/ ou defendidos por seu ninguém. Na minha modesta opinião é melhor para com essa história de oposição e situação. Os escândalos que envolvem agentes públicos são vergonhosos e carecem de punições imedias, mais o agir local, é fator determinante para por fim, aos focos de "farras" de interesses pessoas em detrimento da coletividade. 
Já tenho uma caminhada longa de identidade de oposição ao sistema político municipal, mais acredito que na verdade faço parte de um núcleo quase que invisível que arrisco dizer, independente. Pois o projeto de oposição apresentado não contempla os anseios populares. Acreditamos no dialogo para buscar medidas em prol daqueles (as) que sofrem pela falta de ações. Reafirmo que não sou candidato a nada, mais que enquanto cidadão jamais, vou deixar de exercer meu papel, assim como tantos (as) outras pessoas. Sei que temos muita gente séria afim de dialogar sobre temas que possam oxigenar a criticidade cidadã. Não é necessário ser, candidato para continuar na luta, ou até mesmo começar. Esse foi apenas um desabafo, quero reafirmar que não abro mão de questionar, mais, não em favor da "oposição", já que de fato não existe, mais sim em favor das pessoas. Assim quero parafrasear baseado no clima festivo vindouro, e conclamar, PARTICIPE DO BLOCO INDEPENDENTE POR UMA PAULO AFONSO LIVRE! 
 Créditos/Foto: Divulgação

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Saneamento básico é taxa de esgoto em debate

A promotoria de justiça regional ambiental de Paulo Afonso-BA promoveu reunião  na manhã desta terça-feira (03) no auditório Edson Teixeira para tratar do Plano Municipal de Saneamento Básico, baseado na Lei nº 8.211/ 14 que determina prozo para que os municípios elaborem o Plano Municipal de Saneamento Básico, até 31 de dezembro de 2015. Caso os municípios não consigam elaborar, serão impedidos do acesso a recursos orçamentários da União ou a recursos de financiamentos geridos ou administrados por órgão ou entidades da administração pública federal, quando destinados a serviços de saneamento básico. 
A reunião foi bastante disputada e contou com as presenças dos prefeitos: Santa Brígida, Pedro Alexandre, Abaré; Secretários: Macururé, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Abaré´, Pedro Alexandre e Paulo Afonso; Representando o parlamento: apenas uma vereadora de Paulo Afonso; Controle Social: Conselho Municipal de Meio Ambiente de Paulo Afonso, ONG AGHENDA e populares; Representações estadual e/ ou territorial: ICMBIO,Articulador Territorial, EMBASA...
As palavras mais abordadas foram: Gestão de resíduos, Esgotamento Sanitário, Tratamento de Efluentes, Obras Públicas com recursos a fundos perdidos, taxa de esgoto...
Os municípios caminham a passos de"tartaruga", na formação de suas equipes técnicas para atuar na fiscalização ambiental. Alguns avanços ainda que tímidos são identificados mais os prazos aproximam se. 
Por fim, a promotora Luciana Khoury fez suas considerações pontuou quanto a necessidade de realiza oficina temática com especialista em Saneamento Básico orientando o passo-a-passo para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. Agradeceu a presença de todos, ouviu algumas denúncias de populares e encerrou as atividades.


familiares desmentem boatos de ajuda financeira do prefeito e organizam bingo beneficente

Dia 17/ 01 o Blog do Geraldo Alves abordou a difícil situação do jovem pauloafonsino, Thalisson Dias detalhes no link http://blogdogeraldoalves.blogspot.com.br/2015/01/thalisson-dias-precisa-de-voce.html. Familiares e amigos conseguiram promover varias campanhas no sentido de arrecada uma boa quantia em dinheiro, mais infelizmente nos últimos dias sugiram alguns boatos que não deixou ninguém satisfeito. O quadro clínico do jovem Thalisson é grave mais segundo familiares, ele tem reagido bem as medicações e o tratamento apresenta resultados animadores. O médico disse aos familiares que o Thalisson tem grandes chances de recuperação. 
Muitas movimentações em prol de ajudar a família arca com as despesas, foram desencadeadas rifas e campanhas de doações em dinheiro, uma feijoada beneficente esta nos planos e de certo, já confirmado BINGO à ser realizado no dia 08 de fevereiro, as 17h. na rua Abílio Teixeira (Em frente ao nº 29) bairro Prainha, Valor da Cartela R$5,00 reais. O prêmio é uma TV 32" (doada pelo vereador Bero do Jardim Aeroporto).
Telefones para contatos: (75) 9242 3031 ou 8875 9664 (Venda de Cartelas em prol de arrecada fundo para despesas do Jovem Thalisson Dias)
Um momento difícil que essa família esta passando mais não deixa de ser alvo de mentiras que acabam até prejudicados. Circula que o prefeito de Paulo Afonso se mostrou sensível a causa é teria disponibilizado uma quantia elevada e toda assistência aos familiares, que contestam é desmentem a informação. Ainda acrescentam "Nem contato temos com o prefeito Anilton mais gostaria sim de poder contar com seu apoio".
   O local acima, é a residência da família onde será realizado, BINGO BENEFICENTE