Hoje (15) é uma data importantíssima para todos/ as nós. Aqueles/ as que não dispõem da humildade em reconhecer o indispensável papel do/a professor/a no processo de formação cidadã, vivi de olhos vendados. O professor/a é um/a incansável militante da educação. Certamente o questionamento feito nesta data, tem haver com a falta de reconhecimento. Pois bem, existem profissionais que destacam-se com serias limitações de conhecimento e que arrematam em 01 (um) mês aquilo que 01 (um/a) professor/ a nem mesmo em uma vida inteira em sala de aula conseguiria. Mais trata-se de uma profissão que carece de muita dedicação e amor. Nos últimos tempos presenciado a resistência de militantes que buscam o reconhecimento da categoria de forma justa, para além das questões salariais.
No Rio Grande do Norte, por exemplo existe uma professora, hoje parlamentar que não se cansa de propor um debate diário pautado na educação. A professora Amanda Gurgel tem conseguido atrair os olhares curiosos para uma reflexão que faz-se necessário. Atualmente exerce um mandato parlamentar na Câmara Municipal de Vereadores de Natal/ RN.
Por aqui, na região do Território Itaparica temos outra brava e incansável batalhadora em prol da luta por uma educação de qualidade e do reconhecimento da classe trabalhadora. A professora Esmeralda Patriota dirigente sindical e sertaneja arretada.
Nossa região, dispõe de um seleto grupo de educadores/ as que merecem honrosas homenagem mais acima de tudo o reconhecimento constante. Finalizo com o mestre Paulo freire: Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso. Amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.
Créditos/Foto:Divulgação