sexta-feira, 20 de junho de 2014

BASE ALIADA PEDE QUE CULPEM O PREFEITO PELO REAJUSTE DA TARIFA

Na sessão plenária da câmara de vereadores de Paulo Afonso, segunda-feira (16) vereadores aliados do prefeito Anilton Basta (PDT) se disseram vítimas da mídia "marrom" que os crucificaram a ponto de suas imagens estampar panfletinhos que circulam pelas ruas. "Não somos bandidos, portanto queremos respeito. Se querem fazer panfletinhos que façam com a imagem do senhor preito, pois, ele é o responsável pelo projeto de reajuste da taxa de fiscalização e funcionamento - TFF (portas abertas)". Ainda segundo vereadores, a taxa anual de portas abertas a 11 anos não sofre reajuste, por conta da inabilidade administrativa dos próprios gestores que inclui o atual Anilton Basta e o ex-gestor Raimundo Caíres. 
Somos vítimas da cobrança exorbitante de tantos tributos e na esfera municipal a alegação dos defensores da necessidade de reajuste, é de que os cofres do município estão esvaziados, por conta da queda de receita devido ao corte no repasse dos royalties. Atendendo ao apelo caloroso de vereadores da base aliado do prefeito, resolvermos colaborar, e apresentar uma relação paralela a que já circula nas redes sociais e o resultado final, você pode conferir. 
Créditos/fotos: Divulgação

CEMITÉRIO DE AMBULÂNCIA NO CENTRO DE PAULO AFONSO

O prefeito Anilton Basta (PDT) faz vista grossa e promove fiscalização diante de suas conveniências políticas. Pois em 27 de maio, evocou o "Código de Postura do Município, em sua lei 915 do artigo 18, que fala claramente, sobre a proibição de comercialização de produtos de qualquer natureza em passeio público", com o uso da força de segurança municipal para fazer cumprir a lei. A avenida Landulfo Alves que foi palco deste episodio lamentável, onde uma vendedora ambulante, foi escorraçada. A poucos metros, após apelo de populares a nossa reportagem, dando conta de um verdadeiro absurdo, mais precisamente no estacionamento que fica por trás do Banco do Nordeste. Em frente a antiga "Pageu Auto Peças", um veículo "ambulância" sucateado ocupa vaga no estacionamento. Não conseguimos informações precisas a cerca da identificação do responsável legal, pelo veículo que entra mês e sai mês e continua no mesmo local público. Gostaríamos de providencias, quanto a permanência e/ou legalização da área. Poderá abrigar outros veículos sucateados? Vale salientar que as avenidas principais de Paulo Afonso, sofrem cada dia mais, com a falta de vagas para estacionamento.  
Créditos: Geraldo Alves

quinta-feira, 19 de junho de 2014

CASAS LEGISLATIVAS DE PAULO AFONSO É GLORIA DECLARAM GUERRA

As câmara de vereadores de Paulo Afonso e Glória declaram "guerra" contra a cobrança da tarifa de esgoto. A regulamentação da cobrança é pautada em determinações de âmbito federal e estadual. Os municípios receberam um volume de investimentos públicos para viabilizar obras estruturantes de revitalização e tratamento do esgotamento sanitário. Eis que chegou a hora da cobrança e justamente em ano eleitoral. É de domínio público que a manutenção dos serviços será custeada pelo consumidor de água tratada, mais os valores a serem praticados são exorbitantes, previstos para 80% acrescidos no consumo médio de água mês. Ou seja, a soma do consumo mais 80%. A corda sempre arrebenta para o lado mais fraco. Confira abaixo nota retirada do http://www.embasa.ba.gov.br/centralservicos/index.php/faq/perguntas-frequentes/items/view/o-pagamento-da-tarifa-de-esgoto-e-obrigatorio   

O pagamento da tarifa de esgoto é obrigatório?

De acordo com a Resolução nº 001/2011 da Coresab em seu Art. 5º, “toda 
construção permanente urbana com condições de habitabilidade situada 
em via pública, beneficiada com redes públicas de abastecimento de 
água e/ou de esgotamento sanitário deverá, obrigatoriamente, interligar-se 
à rede pública, de acordo com o disposto na Lei Federal nº 11.445/07 
regulamentada pelo Decreto Lei 7.217/2010 e Lei Estadual nº 7.307/98, 
regulamentada pelo Decreto nº 7.765/00, respeitadas as exigências técnicas 
da PRESTADORA dos serviços”. Além disso, o Decreto n°7.217/2010, em 
seu Art. 10, orienta que "a remuneração pela prestação de serviços 
públicos de esgotamento sanitário poderá ser fixada com base no volume de 
água cobrado pelo serviço de abastecimento de água". Já em seu Art. 11, informa 
que "excetuados os casos previstos nas normas do titular, da entidade de regulação 
e de meio ambiente, toda edificação permanentemente urbana será conectada 
à rede pública de esgotamento sanitário disponível". Sendo assim, é obrigatória a 
conexão à rede coletora de esgoto, bem como é devida a cobrança.
Créditos/ Foto: Divulgação

quarta-feira, 18 de junho de 2014

ALTERNÂNCIA NO COMANDO DO 20º BPM

O 20º batalhão de polícia militar em Paulo Afonso teve a frente do comando o Tenente Coronel Josemar Pereira por pouco mais de 2 anos. Durante seu comando passou por greve na corporação, que cumino na detenção de policiais, na época o caso mobilizou toda a comunidade. Divergências com populares em razão da discordâncias de atos administrativos.
O Ten. Cel. Josemar também é responsável por projetos de interação com a comunidade, o incentivo a reestruturação dos conselhos de segurança pública nos bairros. Resta, aguardar na figura de seu sucessor a aproximação cada vez maior com a comunidade.
Créditos/Foto: Divulgação

ONU e Veduca lançam curso online gratuito sobre Energias Renováveis com certificação

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) e o Veduca – principal plataforma de ensino superior online do Brasil –, lançam o curso online Energias Renováveis, com certificação pela ONUDI. O acesso ao curso é totalmente aberto e gratuito. Os interessados podem se inscrever e estudar no site do Veduca a partir de 5 de junho, acessandowww.veduca.com.br/play/7339
O curso foi desenvolvido a pedido do Observatório de Energias Renováveis para a América Latina e Caribe, da ONUDI, por um grupo de conceituadas instituições espanholas formado pela Universidade de Salamanca (USAL), Universidade Politécnica de Madri, Centro de Investigações Energéticas, Ambientais e Tecnológicas (CIEMAT) e pela Fundação Centro de Educação a Distância para o Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (CEDDET).
“A carência de profissionais e de cursos voltados para desenvolvimento de energias renováveis é um dos maiores desafios para que a região consiga cumprir as metas de sustentabilidade estabelecidas pela ONU para 2030”, diz Gustavo Aishemberg, representante da ONUDI no Brasil e diretor do Observatório de Energias Renováveis para a América Latina e Caribe. “Nosso objetivo ao oferecer esse programa de capacitação é contribuir para que a região consiga fazer sua parte.”
O programa é destinado a profissionais e estudantes interessados em se capacitar e se aperfeiçoar no tema energias renováveis.
Está organizado em 7 módulos:
  • Energia e Mudanças Climáticas
  • Energia Minieólica
  • O Biogás
  • Pequenas Usinas Hidrelétricas
  • Energia Solar Térmica
  • Energia Solar Fotovoltaica
  • Eficiência Energética em Edifícios
O curso também está disponível no site do Observatório de Energias Renováveis da ONUDI. Na plataforma do Veduca, o diferencial é que as videoaulas são divididas em partes e acrescidas de séries de quizzes para que o estudante possa testar seus conhecimentos enquanto assiste ao conteúdo. Cada módulo conta também com uma série de materiais complementares, para que o estudante possa se aprofundar em cada um dos temas.
“O aluno conta com uma série ferramentas para melhorar sua experiência de aprendizagem online, como um caderno virtual e o fórum de discussão do curso, onde é possível trocar informações e interagir com outros estudantes”, diz Carlos Souza, CEO do Veduca.
Certificação por módulo
O curso possibilita a certificação, emitida pela ONUDI, Universidade de Salamanca, Universidade Politécnica de Madri, CIEMAT e CEDDET, em cada um dos 7 módulos. O estudante pode optar por se aprofundar e obter o certificado para quantos módulos desejar.
Após acessar o curso e estudar por meio da plataforma do Veduca, os estudantes interessados nas certificações devem realizar uma prova online, além de resolver estudos de caso e exercícios. Para mais informações sobre como obter a certificação, baixe o manual do aluno sobre o curso: http://bit.ly/1nmC59g
A certificação é totalmente gratuita.
Sobre o Observatório de Energias Renováveis para a América Latina e Caribe
O Observatório de Energias Renováveis para a América Latina e Caribe é um programa regional da ONUDI que visa a promover a disseminação das energias renováveis na região. O Observatório tem por missão proporcionar assistência aos setores público e privado para a mobilização necessária de recursos técnicos e financeiros.
Um de seus pilares estratégicos é o treinamento e a educação de recursos humanos locais como ponto fundamental para o desenvolvimento e ampliação dessas tecnologias na região da América Latina e do Caribe.
Sobre o Veduca
No ar desde março de 2012, o Veduca é uma das maiores plataformas de ensino superior online do mundo, com mais de 5.700 aulas de 21 das melhores instituições de ensino, como Harvard, Stanford, Yale, MIT, Berkeley, ONUDI, USP, Unicamp, Unesp e UnB. Desde então, teve mais de 5,6 milhões de acessos, sendo 3 milhões de visitantes únicos. Conta com mais de 390 mil estudantes cadastrados e cerca de 60 mil seguidores nas redes sociais.
Lançou os primeiros MOOCs da América Latina com certificação, em junho de 2013, em parceria com professores da USP e da UnB. Em outubro de 2013, lançou, em parceria com o UniSEB, o MBA em Engenharia e Inovação, primeiro MBA aberto online do mundo, cujo conteúdo, baseado em videoaulas com alguns dos melhores professores do Brasil, pode ser acessado gratuitamente por qualquer pessoa. O Veduca criou também o conceito Programa de Certificação, um pacote pago de benefícios exclusivos e serviços educacionais para auxiliar os estudantes que desejam obter um certificado válido pelo MEC a cumprir o curso com sucesso.
Mais de 16 mil estudantes já acompanham o MBA em Engenharia e Inovação. Em outubro de 2012, a empresa recebeu aporte de 1,5 milhão de reais dos fundos de investimentos Bolt Ventures e 500 Startups, do investidor-anjo Nicolas Gautier e da Macmillan Digital Education – parte do Macmillan Publishing Group. Em outubro de 2013, o mesmo grupo de investidores realizou novo aporte de 1,1 milhão de reais, reforçando sua confiança e satisfação com os resultados da empresa.
Créditos: Divulgação

terça-feira, 17 de junho de 2014

BANCADA DA SITUAÇÃO PREVER CORTES NO ORÇAMENTO EM GLÓRIA

Na manhã desta terça-feira (17) a câmara de vereadores de Glória, realizou sessão ordinária com a presença de 10 dos 11 vereadores. O projeto de lei de crédito especial suplementar que visa o remanejamento de R$ 308 mil reais para a saúde (Programa Mais Médicos, pagamentos de funcionários e fornecedores além de revitalização e/ou construção de mais 2 quiosques no balneário Caminho das águas), sendo que R$ 270 para saúde e R$ 38 para o balneário. 
A bancada governista defende o projeto e argumenta que fornecedores e funcionários estão sem receber por falta de orçamento. Inclusive o vereador Paulo Gomes alerta da seguinte forma "acho bom vocês votarem".
Já a bancada da minoria e oposição ao governo na casa, alega estarem sendo vítimas de uma pegadinha, pois até entendem a pressão do governo para a aprovação, mais com tanto que o projeto fosse apenas para a saúde, tendo em vista que o balneário é um assunto a parte. Portanto, embora as argumentações da oposição não tenha surtido efeito, prevaleceu a vontade do governo e a votação procedeu, com 6 votos a favor, 2 contra e 1 abstenção.
A taxa de esgoto cobrada pela EMBASA foi humanidade nos discursos de todos vereadores que fizeram uso da tribuna livre, no grande expediente. O vereador Paulo Gomes, foi além e chegou a sugerir, que funcionários da empresa supracitada durante acesso as residencias fosse capturados, para que a gerencia tomasse providencias em relação a tarifa. Outro tema que dividiu opiniões foi o investimento em grandes atrações com custos acima da realidade econômica do município. Tanto vereadores da base quanto oposição fizeram questionamentos. Existem burburinhos que dão conta da possibilidade de cortes de despesas, alguns vereadores da base já antecipam que desde que os cortes não sejam na áreas da saúde, educação e recuperação de estradas, tudo bem. 
O vereador Valério José iniciou com a citação "pra não dizer que não falei das flores", até mesmo vereadores da base do governo estão tendo dificuldade para defender, imaginem eu, um simples filho de nossa senhora. Apresentamos requirimento para incentivo aos/ as jovens carentes do município de apoio ao transporte e cursinhos preparatórios, mais o governo sequer sinaliza com nada. Hoje os jovens estão motivados/ as cada vez mais a estudar. No povoado Brejo do Brugo a escola esta prestes a cair, mais o governo não tem sequer a capacidade d ouvir sua própria base e vive como se fosse "Alice no país da maravilhas".
O vereador Alex Almeida deixou claro que sempre votou nos projetos do governo que tem a finalidade clara de ajudar as pessoas, mais desta vez não seria favorável em razão do governo não apresentar a real situação. Normalmente o pedido de crédito suplementar especial ocorre no fim do ano, mais desta vez estamos na metade do ano e já acabou o orçamento. Exercendo o meu papel de fiscal trago a público uma licitação no valor de R$ 15,645,00 para a aquisição de carimbos, haja repartições públicas. "O governo municipal demitiu os médicos para aderir ao "Mais Médicos", um tentativa de enganar o governo federal e o Ministério da Saúde a tomar conhecimento, não fez o repasse, por isso a dificuldade para honrar os compromissos. 
 Créditos/Foto: Divulgação

segunda-feira, 16 de junho de 2014

"APROVAMOS SEM LER"

Na manhã desta segunda (16)  em sessão ordinário da câmara de vereadores de Paulo Afonso - CMPA os debates foram bastante acalorados. Os trabalhos legislativos se iniciaram com a tradicional votação em bloco das matérias da ordem do dia, com a anuencia por hunanimidade dos edis presentes. Em seguida, 1minuto de silência em homenagem a nossa ilustre pauloafonsina, irmá Celina (In memória).
O vereador Regivaldo Coriolano (PCdoB) apresentou moção de aplausos, oral em agradecimento e homenagem a pauloafonsina Deise Novaes que representa nossa cidade no quadro "mulheres que brilham" do programa Raul Gil, do SBT.
Um dos pontos de polêmicas da sessão, foi a taxa de vistoria cobrada pela 6ª Ciretran, destinada a veículos com mais de 10 anos de uso e caminhonetes. A bancada da situação convicta que a oposição saíria em defesa do governo do estado, se surpreedeu com o posicionamento contrario, não só do líder como dos demais mebros da oposição na casa. "Não defedemos mais impostos, queremos buscar junto aos órgãos competentes, respostas claras. Não iremos aceitar".
Vereadores da base governista, defendem o reajuste dos tributos. Segundos governistas "quem pode mais, paga mais". São 11 anos sem reajuste. "Não somos, bandidos para estampar panfletos pelo simplis fato de termos procedido a votação de um projetos que não tivemos acesso previo, e por conta da má orientação do procurador, do municipio. Vocês devem criticar é o senhor prefeito". Disparou o vereador Antonio Alexandre.
O vereador Regivaldo Coriolano no uso da tribuna, fala em contradições por parte dos governistas que hora defendem impostos de arrecadação municipal e disparam contra reajustes do estado e da união. Acrecenta que "a falta de reajuste se arrasta desde o governo passado o qual fiz parte ao atual, é pura incompetência de ambos, mais a sociedade não pode ser penalizada. Os empresarios até concordam em paga 100% no máximo, mais não aceitam 1.400%, pois é um absurdo."
Já o vereador Edson Maciel (DINHO) que visivelmente emocionado, fez um desabafo e leu mensagem em homenagem aos 6 anos de morte de seu pai, Alonso Maciel (In memoria). Dissse não se conformar com a forma perversa com a qual o senhor prefeito impõe, a ponto de induzir sua bancada de apoio na câmara ao erro. A TFF terá que ser judicializada e acredito plenamente que esse absurdo terá um rumo diferente. 
Créditos/Foto: Divulgação


domingo, 15 de junho de 2014

DEISE NOVAES NO PROGRAMA RAUL GIL, MULHERES QUE BRILHAM

ENCONTRO DAS ÁGUAS MARCOU APRESENTAÇÃO DA PAULOAFONSINA DEISE NOVAES NO RAUL GIL

Na tarde deste sábado (14) a pauloafonsina, Deise Novaes, no palco do programa Raul Gil, quadro "mulheres que brilham", apresentou a canção, encontro das águas e encantou três do total de cinco jurados. Os aplausos acalorados da plateia em agradecimento ao talento vocal de nossa representante orgulham a todos/ as nós.
Deise Novaes, garantiu a classificação para a fase semi-final e continuará nos orgulhando. Uma demonstração clara de verdadeiro talento de nossa terra. "Mas é preciso ter forçaÉ preciso ter raça. É preciso ter gana sempre. Quem traz no corpo a marca. Maria, Maria Mistura a dor e a alegria...." 

Créditos/Fotos: FranciscoSales