quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

MUITO PREVISÍVEL

Reforma administrativa virou moda, o prefeito de Paulo Afonso pouco fala e não é afeito as mudanças que visem melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados. Um gestor rancoroso é bastante conservador, um exemplo que não deve ser seguido. De forma involuntária caminha para concluir uma série de três mandatos alternados. Lá se foram 10 anos e ainda faltam 02 anos dessa gestão sem grandes surpresas, sem concurso público, sem plano de cargos e salários para todos os setores do serviço público... 
Um gestor que não tem a capacidade de ouvir o povo, não pode ser boa coisa. 
Créditos: Divulgação

É INEVITÁVEL OPOSIÇÃO ELEGER MESA DIRETORA EM GLÓRIA?

Em Glória o clima é o mais quente possível. A senhora prefeita, acompanhada de sua assessoria e vereadores aliados partem para o tudo, ou nada. Muito embora nos últimos meses a bandada da oposição é a mais robusta. O líder da prefeita na câmara municipal, desempenhou tão bem o seu papel que foi forçado à abrir mão de disputar a presidência da casa, pois seus liderados não o aceitaram. Os poucos vereadores que ainda toleram permanecer na base de sustentação do governo é por razões de "força" maior.
O prazo limite para proceder a eleição da nova mesa diretora é (19), com isso esta praticamente descartada a viabilidade de uma eleição nesta sexta-feira (05). Vereadores da oposição apostam na virada de mesa, e o novo presidente da casa pode ser um elemento surpresa. A tentativa de trazer para a cena política um caso já esclarecido, ou que almenos não compete mais a instancia local, é puramente por falta de argumento convincente.
Créditos: Divulgação

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

ENQUETE: ALGUM VEREADOR MERECE SEU VOTO?

Iniciamos as 21h 45min da noite desta quarta-feira (03) enquete para consultar a avaliação de nossos eleitores quanto ao desempenho dos 15 vereadores de Paulo Afonso. O Blog do Geraldo Alves nasceu do desejo de termos um espaço alternativo que não se prende a interesses de momento. Buscamos na medida do possível levar a informação sem maquiagem da realidade dos fatos. Em alguns momentos chegando ser hostilizado por um ou outro vereador que se acha no direito de impor regras. O parlamento municipal nunca viveu momentos de gloria, mais essa legislatura em especial tem sido um verdadeiro fracasso. A divisão por bancada é apenas no bolso, pois existem verba, acredito eu, que haja uma divisão. Na prática é inútil pensar que o chefe do poder executivo terá enfrentamento para além do discurso. Embora há quem aposte na supremacia do senhor prefeito, o sentimento de oposição esta preso na garganta de muita gente. São centenas de órfãos de liderança capaz de aglutinar força em torno de um projeto político que contraponha ao modelo em exercício.
Vale ressaltar que esse nossa enquete não tem valor científico. A enquete se encerra as 18h do dia 18 véspera da escolha do novo chefe do poder legislativo. O vereador melhor avaliado por nossos leitores, receberá uma homenagem simbólica do Blog do Geraldo Alves.

UMA MULHER NA CÂMARA MUNICIPAL DE GLÓRIA E MUITAS MUDANÇAS

Rita de Ney Oliveira foi candidata a vereadora em 2012 é ficou como suplente em Glória pelo partido progressista - PP, obteve 323 votos (3,40%). Maria Rita de Oliveira Pereira, é casada, tem 42 anos e cursando o ensino fundamental (incompleto). É grande a expectativa da bancada de oposição para receber mais um reforço, assim como foi no caso do também progressista vereador Carlinhos do Brejo que atualmente compõe a ala dos descontentes, com os rumos do poder executivo municipal. O vereador José Carlos Moreira (Carlinhos do Brejo) que durante sessão ordinária, na manhã de terça-feira (02) deu a entender fazer parte de uma proposta política coerente e respeitosa no sentido de em conjunto com seus pares, acerta uma candidatura que fosse capaz de superar a barreira das vaidades. Embora que o poder executivo tenta atropelar o processo de discussão interna da casa legislativa apontando  nomes que atendam aos seus interesses, ao invés dos interesses do povo. Uma tentativa frustrada de isolar a bancada de oposição. Como bem disse o vereador Valério José (PT) até o registro de chapas tudo pode acontecer. Falou inclusive em virada de mesa. 
É bem verdade, e bem melhor do que muitos imaginavam, a coisa mudou, além de vereadores da base de sustentação da prefeita insatisfeitos, a casa das leis certamente receberá uma mulher para ocupar a vaga em vacância, deixada por Paulo Gomes ex-vereador.
Nas últimas quatro legislaturas o poder legislativo de Glória não conseguiu ter uma mulher em seus quadros. Maria de Ney Oliveira tem uma grande responsabilidade nas mãos.
     

MORADORES DO LOTEAMENTO SAL TORRADO NA BRONCA

Na manhã desta quarta-feira (03) moradores do loteamento Sal Torrado, solicitaram a presença do Blog do Geraldo Alves para externarem um breve desabafo. A localidade tem duas vertentes uma é composta por ex-funcionários da CHESF que adquiriram legalmente seus lotes e a outra é fruto de invasão. Alguns dos moradores que conversamos alegam nunca antes terem recebido cobrança de IPTU. Eis que as vésperas do Natal e do pagamento do 13º salário para muitos, surge a cobrança encaminhada por meio do Setor de Tributos Municipal da Prefeitura de Paulo Afonso. O mais preocupante é que os valores somados variam de R$ 600 à R$ 900 reais, sem qualquer tipo de dialogo que possa flexibilizar o pagamento de forma parcelada. O responsável pelo setor de tributos ao ser procurado por alguns moradores se mostrou irredutível. Podemos perceber que não existe nenhuma tentativa de não proceder o pagamento, mais que foram todos/ as pegos/ as de surpresa. Isso mexe significativamente no orçamento familiar. 
Por outro lado o loteamento não dispõe de uma praça, ruas calçadas pela metade, iluminação pública precarizada e a ausência de tantos outros serviços públicos. Segundo informações documentais tanto a CHESF quantos alguns proprietários não foram cobrados desse imposto na época certa.
Apelamos para a abertura de dialogo entre as partes no sentido de minimizar o impacto e ninguém sair prejudicado.
  

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

VEREADOR PERDE MANDATO E PODER EXECUTIVO MAIS PERTO DE DERROTA

Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) decretou a perda do cargo eletivo de Paulo Gomes de Oliveira, vereador do município de Glória/BA. A decisão foi tomada em face da desfiliação, em novembro de 2013, do vereador do partido pelo qual foi eleito Partido dos Trabalhadores (PT) sem apresentar justa causa, incorrendo em infidelidade partidária, conforme disposto na Resolução TSE nº 22.610/2007. A ação foi julgada em primeira instância em 25 de setembro, no TRE/BA. O Tribunal Regional Eleitoral decidiu, por 7 votos a 0, caçar o mandato de Gomes. O vereador Paulo Gomes ainda tentou reverter a decisão por duas vezes mas não obteve êxito. 
O agora ex-vereador Paulo Gomes já dava sinais de derrota. Semana após semana o discurso era de despedida. Uma defesa descontrolada do governo municipal, certamente com o intuito de assegurar uma "boquinha". Essa decisão coloca mais tempero na disputa da sucessão para o comando da câmara municipal de Glória - CMG, já que Paulo Gomes foi apresentado como membro da chapa que disputaria a eleição na ala governista. Ao contrário do que afirmou o então vereador, no uso da tribuna livre durante grande expediente, o julgamento da GREVE dos/ as professores/ as de 2013 não favorece ao poder executivo, mais sim a categoria. "Uma mentira repetida varias vezes se torna verdade?".
Créditos: Divulgação

PODER EXECUTIVO JÁ DECIDIU ELEIÇÃO DE NOVA MESA DIRETORA?

Na manhã desta terça-feira (02) a câmara municipal de Glória se reunião em sessão ordinária para tratar da votação do orçamento para o ano de 2015. Já em segunda discussão e votação, as emendas modificativas apresentadas. As bancadas aprovaram por unanimidade dos presentes. O destaque ficou por conta de maior remanejamento para as pastas de Educação, saúde e assistência social que em tese, irão dispor de mais dinheiro. Como muito bem alertou, o vereador Carlinhos do Brejo em janeiro o governo federal concede mais um reajuste, mais a gestão ainda nem cumpriu os 8,32% de 2014. Assim isso vai virar uma "bola de neve". 
Um fato que chamou a atenção de todos presentes a sessão, foi a presença do vereador José Augusto que passa por tratamento médico e esta bastante debilitado. Sequer conseguiu acompanhar o andamento dos trabalhos legislativos. Por decisão do plenário o parlamentar foi dispensado para tratar de sua recuperação.
A bancada governista à começar por o vereador Paulo Gomes que resistiu ir a tribuna por não querer ser o primeiro a fazer uso da palavra. Após ser convencido pelos próprios colegas resolver, falar. Iniciou dizendo que os prejuízos com a paralisação é culpa da APLB - Sindicato que a todo momento instigou a categoria, obrigando ao governo a proceder o corte e/ ou descontos dos vencimentos. A categoria e todo alunado também perde o direito de ferias. Quanto as decisões judiciais são todas favoráveis ao governo, tanto na primeira quanto na segunda instancia... Os dirigentes sindicais não pensam. A greve é exclusividade de Glória.
O atual presidente da câmara vereador Nido de Dotor aliado de primeira hora da prefeita é dos prefeitos anteriores deixou claro, ser um parlamentar amigo de todo prefeito (a) talvez por isso, se distancie tanto do povo. Disse que não larga a política é que pode ser candidato a prefeito, vice ou até mesmo vereador. Anunciou que José Nilson (PSD), Gilmar Pereira (PP), Paulo Gomes (sem partido) e Bezeca (PSL) formam a chapa governista que concorrerá a sucessão do comando da câmara municipal de Glória.
Os vereadores da oposição e não aliados ensaiam um mistério e prometem virar o jogo e conquistar votos da ala governista. Na próxima quinta-feira (04) as 09 horas da manhã, "a porca torce o rabo". O biênio 2015/ 2016 poderá ficar com a oposição. O governo municipal tem enfrentado sérios problemas em especial de comunicação interna.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

PREFEITO BRINCA COM RECURSOS PÚBLICOS E TRÁS TRANSTORNO A COMUNIDADE ESQUECIDA

Na manhã, desta segunda-feira 1º de Dezembro, moradores/ as da rua monteiro lobato, bairro Cardeal Brandão Vilela (3 lagoas) solicitaram presença do Blog do Geraldo Alves para verificar as condições da rua. O calçamento se tornou realidade após inúmeros apelos da comunidade, embora que travessa que dá acesso a rua marechal mascarenhas foi esquecida. No período chuvoso aquela área se transforma em varias psinas, dificultando o deslocamento de transeuntes. Já o trecho que você pode conferir, imagens abaixo ciclistas e motociclistas nem se arriscam passar, pois é queda na certa. Para os veículos de passeio a dificuldade é enorme. O acumulo de areia, as pedras soltas e reviradas servem de "armadilha" e coloca em risco a integridade física das pessoas. 
Moradores/ as se queixam a todo momento da falta de atenção por parte das autoridades constituídas. "Não é possível que teremos que esperar chegar outra eleição, para que alguém passe por aqui é venha com falsas promessas de melhorias". O município por meio do gestor, precisa tomar providencias no sentido de minimizar o esquecimento ao qual a comunidade BTN e toda Paulo Afonso, é vítima. O Blog do Geraldo Alves continua atento, tem mais por vir, aguardem!