quinta-feira, 17 de julho de 2014

EM GREVE: CARTA ABERTA A POPULAÇÃO DE ÁGUA BRANCA-AL

Caros amigos aguabranquenses,
Estamos por meio deste instrumento de comunicação, tornando público a sociedade em geral, os motivos que nos levaram (professores e demais funcionários da Educação Municipal) a parar as nossas atividades profissionais. Queremos também solicitar apoio aos nossos alunos, pais e comunidade em geral. Bem, não é novidade em nossa cidade a necessidade da greve como instrumento para que as reivindicações dos profissionais da Educação sejam ouvidas. Somos personagens de uma triste história de descaso, que já dura bastante tempo, e após algumas tentativas frustradas de negociação, chegamos ao extremo chamado: GREVE!
Nossa pauta de negociação NUNCA é atendida em sua totalidade, e faz-se urgente uma séria reflexão sobre isso!
Educação não se faz apenas com professores e alunos lotando salas de aula. Não se faz apenas com PISO salarial (mesmo porque, PISO é o mínimo a ser pago ao professor e não reflete compromisso com Educação de um município. Pelo contrário, o PISO reflete apenas, que o gestor paga, sob a força de uma LEI, o menor salário permitido ao profissional da educação).
Não gostamos da greve! Ela apenas é a única saída para os servidores de um governo que se mantém arbitrário, que não abre espaço à negociação e não possibilita a devida transparência no uso do dinheiro público.
Comprometemo-nos com a reposição das aulas, com o trabalho de qualidade, porém exigimos que a lei de reajuste salarial seja respeitada. Exigimos também melhorias nas escolas municipais, pois o SINFUMAB possui fotos tiradas recentemente e que retratam as péssimas condições estruturais de algumas unidades escolares espalhadas pela zona rural. Exigimos por fim, que os profissionais dos 40% tenham o seu reajuste, uma vez que possuem uma história de defasagem salarial que envergonha, entristece e desmotiva. Terminamos esta carta com uma pergunta: Você que a lê agora, desejaria para o seu filho a profissão-professor? Não se envergonhe em responder um sonoro NÃO! Somos mesmo uma classe desvalorizada, mal paga, incompreendida e desrespeitada. Existe apenas uma razão que nos mantém nessa profissão: a ESPERANÇA que um dia enfim, as coisas mudem.
CONTAMOS COM O APOIO DE TODOS E DESDE JÁ AGRADECEMOS.
SINFUMAB ( ÁGUA BRANCA-AL)
Créditos: Divulgação

quarta-feira, 16 de julho de 2014

PRESIDENTE DO CONSELHO DE MEIO AMBIENTE CONVIDA POPULAÇÃO A PARTICIPAR DAS REUNIÕES

Na manhã, desta quarta-feira (15), no auditório do memorial CHESF o conselho municipal de meio ambiente - CMMA realizou sua 100ª reunião ordinária. O evento contou com as presenças de membros e ex-membros do conselho, populares, representantes do poder executivo e do legislativo municipal e estadual. O presidente do CMMA, Francisco Araújo fez uma avaliação final e disse,
"Essa reunião foi acima de nossa expectativa, nos projetamos a reunião de número 100 em uma semana. Tivemos três palestras, com grandes temas:  Cadastro estadual ambiental rural (CEFIR) e Cadastro ambiental rural (CAR) - Aldo Carvalho - INEMA- Salvador/ BA; Gestão ambiental compartilhada (GAC) - Felipe Lopo - SEMA - Salvado/ BA; Conselho de meio ambiente e situação ambiental na nossa cidade e região - Dra. Luciana Khoury - MPA.
Achei muito interesante, e vamos ter mais reuniões ampliadas. A critica é sempre importante, para saber se o nosso trabalho, esta precisando de ajuste, recebemos de boa vontade todas as criticas. Apessar de não ser obrigação do conselho, acabamos de atualizar a lei municipal de meio ambiente. O caminho é parceria, não adianta só criticar, tem que contribuir. As segundas quartas-feiras do mês, a partir das 08 horas da manhã a reunião é aberta, venham participar.
Conheci a ARDAP atraves de Dra. Luciana, recentimente e combinamos de convidar para a reunião do conselho, e ver de que formas podemos ajudar. É importante cuidar de nossos animais que estão constantimente sendo prejudicados, na rua".
Créditos/Foto: Ardap

PREFEITO DE PAULO AFONSO DESCUMPRI LEGISLAÇÃO AMBIENTAL DE PROTEÇÃO ANIMAL

 O prefeito de Paulo Afonso afronta diariamente a legislação, e seus atos falam por si. Em 2012 registramos a forma qual animais apreendidos nas ruas eram tratados no "curral municipal", localizado na rua perimetral, bairro Perpetuo Socorro. Populares revoltados com a situação acionaram a nossa reportagem que lamentavelmente nos deparamos com o abandono, imagens - https://www.facebook.com/geraldo.alves.2012.btn/media_set?set=a.345516848859848.78675.100002046078823&type=3. É dever do municipio cuidar e/ou apoiar instituições cuidadoras de animais. 
A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pode ser feita em uma delegacia de polícia ou junto ao Ministério Público.
"Sou associada da ARDAP e me preocupo toda vez q vejo em nossa cidade cães e gatos abandonados nas ruas de nossa cidade. a ARDAP tem ajudado muito mas não tem uma sede que pudesse colocar esses animais para serem tratados e depois adotados, depende de tutores que doam suas casas. Por isso o que podemos fazer para sensibilizar a prefeitura para conseguir um local para esses animais? Obrigada".
Créditos/Foto:Divulgação

terça-feira, 15 de julho de 2014

PREFEITO E EX-PREFEITO DE SANTA BRÍGIDA DE MÃOS DADAS

O popular França, ex-prefeito de Santa Brígida e ex-desafeto político, do atual prefeito Gordo de Raimundo, selaram uma nova aliança, e contam ainda com o reforço ex-candidato a deputado estadual, Antonio Martins que para a surpresa de muitos, segundo informações de domínio público, deverá apoia para deputado federal, e candidato a reeleição, o petista Josias Gomes. França na última eleição municipal (2012), da terra de homens e mulheres de muita fé e devoção, optou pelo apoio ao grupo dos "Maltas", que acabou derrotado nas urnas, pelo petista Gordo de Raimundo. O prefeito Gordo, tocou a campanha sem a aliança com as diversas lideranças políticas, que inclusive já haviam comandado, em algum momento, os rumos políticos do município. O campo da política nos surpreende a cada dia, e muitas das vezes, aquilo que julgamos "improvável", ocorre com a maior naturalidade, e as divergências são esquecidas.
O povo santabrigidense busca entender, qual o segredo da mudança repentina? E aguarda ansiosamente, que resulte em melhorias na qualidade de vida. É bem verdade, que a prosperidade, é desejo de todos, mais para isso, é necessário ampliar a participação popular nos rumos da aplicação de recursos públicos e priorizar as demandas de maior urgentes. O dialogo é uma ferramenta indispensável para o bom andamento de qualquer gestão que prima pelo sucesso.
"Pra que mentir
Fingir que perdoou
Tentar ficar amigos sem rancor
A emoção acabou..." 
     Créditos/Foto: Facebook

domingo, 13 de julho de 2014

PREFEITO ESCONDE A ORIGEM DA ELEVAÇÃO DO PODER AQUISITIVO DOS/ AS PAULOAFONSINOS/ AS

O prefeito de Paulo Afonso, é uma grande fanfarram. Embora reconheça que as obras públicas sejam mérito dos investimentos e parcerias com os governos estadual e federal, outro fator determinante é que, estima-se que cerca de 20 mil cidadãos pauloafonsinos se submetem ao trabalhar no trecho, por não haver uma política pública municipal de absorção da mão de obra local qualificada. A grande maioria dos pais de família pauloafonsinos gostaria de mesmo ganhando menos poder acompanhar o crescimento de seus filhos e participar de forma decisiva no processo de formação deles. Mais por sua vez, o senhor prefeito, não reconhece que boa parte da melhoria na qualidade de vida de nosso povo, é fruto, do dinheiro conquistado a duras penas, no trecho. 
Será que é tão difícil assim, para o gestor, reconhecer sua incapacidade administrativa? Milhares de famílias são obrigadas a abrirem mão, do convívio e dos laços que fortalecem o lar. Portanto o atual momento de melhoria na qualidade de vida da população se deve ao suar de nossos bravos guerreiros do trecho.  
     Créditos/Foto: Divulgação/ Ilustrativa