sábado, 12 de julho de 2014

COMUNIDADE BTN AGUARDA INAUGURAÇÃO DA ACADEMIA DA SAÚDE, MAIS UMA O ESQUECIDA PELO SENHOR PREFEITO

Consta na placa, inicio da obra, no mês de abril de 2013, com contrato vigente de 120 dias, ou seja, 4 meses. Já se passaram 15 meses do inicio da obra. A academia de saúde será um local que tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais, atividades físicas e de lazer e modos de vida saudáveis. Com a implantação da Academia da Saúde, serão disponibilizados professores de Educação Física, nutricionistas, psicólogos, entre outros profissionais que fazem parte da Equipe de Saúde da Família, que atendem no Núcleo de Atenção à Família, para acompanhar os praticantes.
A academia da saúde, é no BTN III, próximo ao SESC Ler e trata-se de mais uma importante obra, do Governo Federal que trará importante contribuição a comunidade como um todo.   Não consigo intender o motivo pelo qual o senhor prefeito retarda  as obras, sendo que com isso  a comunidade  acaba  penalizada. Os investimentos públicos federais são descentralizados e deixam clara a intensão do  governo federal de proporcionar o acesso a estruturas que atendam as políticas públicas voltadas para a melhoria na qualidade de vida.

A EXEMPLO DE PAULO AFONSO, SANTA BRÍGIDA AINDA NÃO IMPLANTOU GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL E SOFRE COM DEPREDAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR

Circula nas redes sociais um comunicado distribuído pela direção da escola municipal Pedro Batista de Santa Brígida/ BA que tem provocado as mais diversas reações. A direção escolar decidiu por penalizar os/ as envolvidos em um ato de depredação do patrimônio. Diante do exposto resolvemos realizar uma pesquisa a respeito do assunto e encontramos depoimentos e pesquisas monográficas que tratam do tema com bastante clareza. O que de fato é unanime, é como se dar a relação do/ a aluno/ a com a escola, a comunidade escolar esta inserida nas decisões? O município ainda não adotou ao sistema de GESTÃO DEMOCRÁTICA, ou seja, diretor de escola da rede municipal, ainda é cargo de confiança, indicado pelo gestor público. É preciso evoluir e buscar maior interação com a comunidade escolar, para que o sentimento de pertencimento, possa fluir e minimizar o distanciamento na relação escola, aluno, comunidade.
Se a depredação do ambiente escolar atinge a todos e fere um direito coletivo, então por que encontramos tantos registros de violência contra o patrimônio escolar? Que fatos colaboram para que esta aconteça?
Quanto mais complexas são as relações entre os atores do processo educativo, maior o envolvimento entre eles, maior o compromisso e, por conseqüente, maiores as possibilidades de desenvolver um sentimento de pertença.

A escola apresenta-se como rica fonte de estudos pelo seu papel social e, ao mesmo tempo, por constituir-se um meio ambiente complexo no qual seus diversos atores e o meio físico interagem e estendem-se além da organização para o sistema global. Pretende-se aqui uma análise da inserção dos alunos no ambiente escolar que nos auxilie a compreender a relação entre o sentimento de pertencimento à escola e a depredação do patrimônio escolar.
A Constituição Federal, em seu artigo 225, garante o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Entendendo a escola como meio ambiente, podemos afirmar constituir-se ato de violência, contra si mesmo e contra o Estado, na forma do bem público, aqui a escola, depredar o patrimônio escolar. Também a Lei de Crimes Ambientais[1] proíbe destruir ou danificar um bem protegido por lei, tais como arquivos, registros, museus, bibliotecas, pinacotecas, instalações científicas ou similares e, também, pichar, grafitar ou macular edificação ou monumento urbano. O que se observa, porém, é que as garantias legais não constituem direitos de fato pois uma parte significativa da verba destinada à educação é gasta com reformas de prédios e materiais depredados todos os anos.
Créditos/Foto: RedesSociais

sexta-feira, 11 de julho de 2014

CONSTRUÇÃO DA PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA NO BTN I TINHA O PRAZO DE CONCLUSÃO PARA MARÇO DE 2014, JÁ ESTAMOS EM JULHO E NADA

Parece matéria repetida, mais infelizmente não. Atentai bem, "O prefeito Anilton Bastos assinou nesta sexta-feira (01/03/2013), a ordem de serviço para a construção da Praça dos Esportes e da Cultura (PEC), localizada no Bairrro Tancredo Neves I. A obra, que está orçado em R$ 2,3 milhões, contará com recursos oriundos dos governos federal e municipal". Na placa, consta o inicio da obra em fevereiro de 2013 e o termino para março de 2014. Já estamos no mês de julho, e o gestor municipal desdenha da comunidade, sem sinalizar sequer com uma satisfação que possa vir a justificar a causa do não cumprimento do prazo de entrega da praça a comunidade. Ainda "de acordo com a Prefeitura, a obra tem o custo estimado em pouco mais de R$ 2 milhões, integra o projeto "Comunidade Cidadã" do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2)".
Já se passaram 4 meses e a comunidade se ver refém de um gestor sem compromisso nem mesmo com sua própria palavra. Enquanto isso, jovens moradores do BTN I, improvisaram uma quadra, em  terreno baldio para manter a prática do futebol, com traves de madeira e no terrão mesmo. Assim propaga o gestor em sua peças publicitarias que promove e incentiva o esporte pauloafonsino. Estamos vivenciando uma Copa do Mundo em território brasileiro, que ficará para a história em todos os sentidos, inclusive pelo fato da goleada sofrida por nossos atletas, mais, o amor do povo brasileiro, é inabalável. 
Com o vexame sofrido em campo, ficaram grandes lições, e a certeza de que temos capacidade de promover investimentos públicos, no sentido estrutura localmente o surgimento de novos talentos. O mundo dos esporte é muito ingrato, hora os atletas são heróis e rapidamente tornam-se vilões. É preciso ficar atento aos valores e prazos de obras publicas. 
Nosso povo merece respeito.


quinta-feira, 10 de julho de 2014

CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE PROMOVE REUNIÃO ORDINÁRIO COMEMORATIVA DE NÚMERO 100

Conselho Municipal do Meio Ambiente de Paulo Afonso/ BA, promoverá sua centésima reunião ordinária , na manhã do dia 16/ 06, no auditório do memorial CHESF, com palestras e interação da plateia, de veras, uma oportunidade ímpar, de prestigiar as ações desempenhadas, pelo conselho. É bem verdade, que a pasta ambiental, tem sido alvo constante, de criticas e denúncias. Portanto, não podemos deixar de afirmar que se faz necessária, a participação popular. A dinâmica de um conselho é bastante versátil, em sua composição com: Sociedade Civil (Não Governamental, Poder Público e Iniciativa Privada.
O fortalecimento da política de incentivo a organização dos conselhos, é de interesse da sociedade, embora os governantes preferem, o afastamento da população. Julgam um espaço de pouca contribuição, mais o surgimento de políticas públicas, é fruto das demandas sociais. 
A promotoria pública ambiental regional é um espaço importante no apoio a fiscalização e o acompanhamento das ações, em prol da defesa ambiental. O ministério público ambiental conta com a Dra. Luciana Khoury, conhecida por seu comprometimento com as causas, justas.  
Participe!!!    

quarta-feira, 9 de julho de 2014

REFORMA DO CENTRO DE CULTURA LINDINALVA CABRAL ESTOURA PRAZO E POPULARES FICAM NA BRONCA POR NÃO CONCLUSÃO DA OBRA

A prefeitura de municipal de Paulo Afonso tem se especializado em conseguir investimentos do Governo Federal para construções e reformas, e se mostra cada vez mais, incapaz de cumpri os prazos. São muitos os exemplos, mais aqui iremos abordar a tão sonhada reforma do centro de cultura Lindinalva Cabral com a promessa de se tornar o futuro Teatro municipal. A obra orçada em quase 200 mil reais foi iniciada em 10/06/2013 com término para 05/07/2014. As imagens externas do prédio público não aparentam sinais de conclusão, e demonstram a incapacidade do gestor público, de cumprir prazos, e somando-se a isso, a "cegueira" dos parlamentares que deveriam exercer suas funções de forma integral, e cobrar do chefe do executivo municipal, celeridade nas obras e cumprimentos de prazos. Quem não lembra da obra do mercado público municipal, que durou três vezes mais, do que o prazo estabelecido pelo próprio prefeito, o conjunto habitacional do programa "Minha casa, Minha vida", do BTN próximo a delegacia regional e tantas outras obras... No último, dia (02) a presidenta Dilma Roussef fez o lançamento do programa "Brasil de todas as telas", com foco nos investimentos para o setor audiovisual. Como parte desta política pública de incentivo, o "Vale cultura" que visa beneficiar os grupos de renda familiar de até 3 salários mínimos, são algumas das iniciativas que deveriam servi de exemplo. Sem falar que exite lei municipal, de apoio a cultura, que não é colocada em prática. Nossa terra sempre dispões de um coletivo de manifestações culturais, os/ as ativistas estão resistindo bravamente, com a perspectiva de que haja, sensibilidade política e social. Nos resta, fazer um apelo, para que as autoridades responsáveis, se pronunciem a respeito, de novo prazo, e que o cumpram.

Ó pátria amada Brasil...

Ontem (09) passamos por um vexame, dentro de campo, fruto da arrogância e falta de planejamento tático, por parte do Felipão e toda sua comissão técnica. Somos o país do futebol, mais não temos ainda políticas públicas afirmativas de incentivo as divisões de base. A educação é primordial, dentro do processo evolutivo de uma nação, e o que presenciamos, atletas que para tornarem-se milionários, basta fazer malabarismo com a bola e balança as rede. Chega de hipocrisia, somos uma pátria de superação. A confederação brasileira de futebol - CBF a tempos figura as páginas policiais, por supostas irregularidades e sempre é dado um "jeitinho" de contornar isso tudo, empurrando o lixo para debaixo do tapete. Falta seriedade, falta patriotismo. A cantora Vanusa a bem pouco tempo, foi ridicularizada por não conseguir entoar nosso hino, epa! Tem algo de muito errado, eis um reflexo cruel de nossa realidade. Somos bem mais do que uma pátria de chuteiras. A capacidade que o Brasil, adquiriu de capitanear investimentos para converter em obras estruturantes e de mobilidade urbana, é algo a ser reconhecido. Quem disse que por sediar uma copa, temos que necessariamente ganhar o primeiro lugar? É preciso mudar esta logica. Sábado (12) em campo, haverá a disputa do terceiro lugar, e na pior das hipóteses em meio a 32 seleções já garantimos o 4 lugar. Em 2016, sediaremos as olimpíadas e quem dera, pudéssemos ficar em 4 lugar. Mais sabemos das dificuldades enfrentadas, os investimentos carecem acontecer desde a base. Para isso, temos que continuar nos superando e perdendo o medo, de ousar nas ações, pois os frutos de investimentos feitos agora, só trarão resultados, no futuro. Ó pátria amada Brasil...      

terça-feira, 8 de julho de 2014

CAÇA AOS VOTOS COMEÇOU

O calendário eleitoral passou a valer oficialmente desde o último dia 06 de julho, cabos  eleitorais aceleram o paço na busca desenfreada para garantir o máximo de aliados possíveis. É bem verdade que a reta final da copa do mundo impõe ainda um período de expectativa,  pois a paixão pelo futebol fala mais alto. Há quem diga que o  resultado final, dará o tom  da campanha,  mais há de se  reconhecer que o sucesso é fato  consumado.  A  torcida continua otimista mesmo após a fatalidade que tirou o craque Neymar Jr. da semi-final e da final no próximo domingo, dia 13. O principal palco mundial do futebol que é o estádio do Maracanã ira reeditar certamente uma nova  final sul-americana  entre  Brasil e Argentina. São 50 anos que aprisionam o grito na garganta do povo  brasileiro.
Voltando a  cena política, essa mistura, de futebol é política é inevitável, pois sabemos que essa aposta feita pelo  então presidente, Lula e que contou com a sensibilidade da  presidenta Dilma passou por caminhos tortuosos mais o resultado final todos podem ver. Uma competição brilhante que atinge todos os recordes.
Sabemos que no campo da política tudo  se desenha para um festival de troca de acusações levianas. Nossa torcida é que as propostas se sobressaiam.
 Créditos/Foto:Divulgação

segunda-feira, 7 de julho de 2014

COMUNICADO: Uneb convoca aprovados no vestibular em segunda chamada para a matrícula

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) convoca para matrícula os candidatos aprovados, em segunda chamada, no vestibular 2014, com entrada no segundo semestre letivo, nos campi da capital e do interior do estado. Será nestas quinta e sexta-feira (10 e 11), na coordenação acadêmica do departamento/campus, onde funciona o curso de sua opção, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 19h.
É preciso a apresentação de todos os documentos exigidos no edital de convocação, que de acordo com a Gerência de Seleção Discente (Gesedi) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da universidade devem ser legíveis, sem rasura ou dilaceração.
O não comparecimento do candidato ao local, data e horário estabelecidos pela universidade para a matrícula, implicará na perda do direito à vaga. A lista dos convocados e outras informações estão disponíveis na internet.
Créditos: UNEB