Os estudantes interessados em se inscrever para o Enem 2014 têm até a próxima sexta-feira (23 de maio) para efetuar a sua inscrição no site oficial do Exame – http://enem.inep.gov.br. As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio 2014 foram abertas na no dia 12 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 35,00. O prazo final o pagamento do boleto se estende até o dia 28 de maio (quarta-feira).
Os participantes concluintes do ensino médio no ano de 2014, matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública, será automaticamente isento do pagamento da taxa. Sendo possível solicitar isenção do pagamento mediante declaração de carência no momento da inscrição.
O que vem depois das inscrições?
É importante ao candidato efetuar o acompanhamento de inscrição no site do INEP. Além de acompanhar sua presença entre os participantes, é importante ao estudante saber qual será seu local de prova. Isto, por sua vez, será feito através do Cartão de Confirmação de Inscrição, que será enviado pelos Correios e estará disponível no endereço eletrônicohttp://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova em data a ser definida pelo MEC.
As provas do Enem 2014 serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro. No dia 8, um sábado, os candidatos farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza entre as 13h e as 17h30. No dia 9, domingo, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Neste dia, o tempo de prova será mais longo, entre as 13h e as 18h30 (horário de Brasília).
A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sisu, que disponibiliza vagas em universidades públicas participantes; o ProUni, que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sisutec, para vagas gratuitas em cursos técnicos. O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fies e para a obtenção de bolsas de intercâmbio pelo programa Ciência sem Fronteiras.
A previsão inicial era de que 8,2 milhões de pessoas se inscrevessem, com um crescimento de 13,8% em relação ao ano passado. Para a edição deste ano, serão impressas 15,9 milhões de provas, incluindo as ampliadas, para ledores e em braile, para os candidatos com deficiência visual. As provas serão aplicadas em 1.661 municípios, totalizando 16.355 locais de prova. No total, 688.807 mil pessoas vão trabalhar nos dois dias, entre coordenadores, chefes de salas, fiscais e apoio.
Uma novidade no Enem 2014 é que neste ano, para garantir uma melhor segurança no dia da prova, o MEC implementará uma revista eletrônica a todos os participantes, por meio de detector de metais, nos locais do exame.
Ainda restam mais de cinco meses para os dias dos testes. Não perca tempo e comece a se preparar desde já para o Enem 2014. Adquira já a sua apostila do Enem 2014, com tudo o que é necessário para mandar bem no Exame. Solicite a sua e bons estudos
Créditos: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário